segunda-feira, 9 de junho de 2014

V GP LIBERTY SEGUROS - RESULTADOS ETAPA 3

Pelotão a meio da primeira contagem de montanha - Foto: Tiago Martins

Etapa eletrizante é assim que podemos classificar esta terceira etapa do V GP Liberty Seguros. Duas metas de montanha de 2ª categoria nos primeiros 20 kms fizeram mossa no pelotão, que ficou reduzido a cerca de duas dezenas de elementos, mas onde estavam todos os principais atletas com aspirações aos lugares cimeiros.

Após a contagem de montanha das Pedras do Galego (a segunda do dia), iniciou-se a descida da Achada das Furnas e foi ai que começaram as várias movimentações na cabeça da corrida. Foram inúmeras as tentativas de fuga à medida que o pelotão passava pela Gorreana, Santa Iria, envolvente da Ribeira Grande e Estrada da Ribeira Grande, mas que foram quase controladas, ou mesmo anuladas, pelo camisola amarela, o atleta madeirense Ricardo Gouveia da C.S. Marítimo/Bar Barreirinha Café. Foi uma demonstração de força a justificar o porquê de envergar a camisola amarela, como se a subida à Lagoa do Fogo no dia de ontem, não fosse ainda razão suficiente.

Passagem por Santa Iria - Foto: Tiago Martins

Foi quando o pelotão rodava já nos últimos 20 kms da etapa, que se deu a fuga que viria a decidir a vitória na etapa. João Letras da Peçamodôvar/Casa do Benfica de Almodôvar, conseguiu isolar-se e manter uma vantagem que rondou quase sempre os 40 segundos de vantagem sobre o grupo perseguidor.  João Letras, que obteve em Vila Franca a segunda vitória nesta prova, cruzou a linha de meta isolado, fazendo um tempo total de 2h11m40s, e cumprindo os 77 kms da etapa a uma média horária de 35,1 km/h.

A 37 segundos do vencedor chegou o pelotão, onde estava integrado o camisola amarela. David Morais da PR Spinning conseguir superiorizar-se no sprint e conquistou assim o 2º lugar na etapa, seguido do colega de equipa Carlos Brito. Com este resultado, Ricardo Gouveia conseguiu manter os seus principais adversários à mesma distância e irá partir para a última etapa com 1m29s de avanço para Tiago Furna da Efapel Santa Clara e 1m57s para David Morais.

João Letras bisa em Vila Franca - Foto: Tiago Martins

Destaque para o facto de os 6 primeiros classificados pertencerem a outras tantas equipas, o que demonstra o equilíbrio que tem existido neste V GP Liberty Seguros, a vários níveis. Coletivamente, Peçamodôvar, Efapel Santa Clara e PR Spinning estão separadas por menos de um minuto. Na Classificação por Pontos, João Letras lidera com algum conforto, mas matematicamente ainda não é vencedor. Tiago Furna da Efapel Santa Clara lidera no Prémio da Juventude, mas tem José Miguel Afonso do Marítimo SC, João Letras e Davide Silva do Município Porto Moniz/CN do Seixal, todos a menos de um minuto. Apenas no Prémio da Montanha já existe um vencedor definido, de seu nome Ricardo Gouveia. Os 10 pontos em disputa nas duas montanhas de terceira categoria de amanhã não são suficientes para ameaçar a sua liderança.

Por tudo isto, não faltam motivos de interesse para a última etapa deste V GP Liberty Seguros, que irá ligar Ribeira Grande à Lagoa, numa extensão total de 75 kms e que inclui ainda uma passagem por Ponta Delgada. A largada será feita às 10h00 junto à Câmara Municipal de Ribeira Grande, e a meta estará instalada na Estrada Regional de Lagoa, em frente ao Largo Nossa Senhora da Graça. Prevê-se a chegada à meta pelas 12h00.


Nota final para os Cadetes e Juniores. Hoje foi dia de descanso para os mais novos, os Cadetes. Em Juniores venceu João Viveiros da Bike Mais. Amanhã alinham todos, sendo que Filipe Lopes do CD Metralhas lidera em Cadetes e João Viveiros em Juniores.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | SharePoint Demo