terça-feira, 10 de junho de 2014

V GP LIBERTY SEGUROS - CONSAGRAÇÃO PARA RICARDO GOUVEIA

Para o último dia do V GP Liberty Seguros, São Pedro não esteve por meias medidas e ofereceu à caravana 20 kms de chuva e nevoeiro. Desde o Ponto Quente 2 na Várzea, e a entrada na freguesia da Relva, as condições climatéricas adversas, tornaram a corrida extremamente difícil para todos os envolvidos. Contudo, essas condições não impediram que a prova tivesse decorrido a um ritmo absolutamente alucinante. Os 75 kms da etapa foram percorridos pelo vencedor da etapa em apenas 1h57m04s, a uma média horária de 38,6 km/h.

O ciclismo proporciona imagens fantásticas - Foto: Tiago Martins

A primeira metade da corrida ficou marcada pela fuga dos atletas Rui Rodrigues da Peçamodôvar/Casa do Benfica de Almodôvar e Carlos Brito da PR Spinning. Os dois atletas conseguiram escapar do pelotão à entrada das Capelas, chegando a dispor de uma vantagem que rondou 1m30s. Na aproximação à meta de montanha do João Bom a diferença foi baixando progressivamente. Ainda assim, os fugitivos só foram alcançados já na descida para os Ginetes, depois da passagem do Ponto Quente 2 ao km 40.

A partir dai, e já com o pelotão a passar na zona de nevoeiro, foi extremamente difícil fazer uma leitura correta do que se ia passando. Durante a subida de 3ª categoria das Feteiras, o pelotão fragmentou-se em vários grupos. Só foi possível identificar corretamente os atletas que componham cada um dos grupos, já na entrada para a Relva, ao km 60. No grupo da frente, e quando ainda faltavam 15 kms até final, estavam presentes todos os principais candidatos. Nessa fase, faltando poucos kms até ao final, e com as condições que se faziam sentir, pouco havia a fazer a não ser manter um ritmo vivo e preparar-se da melhor forma para o previsível sprint no final da etapa.

À entrada da reta da meta, 14 atletas estavam em condições de discutir a vitória na etapa final deste GP. O mais forte foi, uma vez mais, João Letras da Peçamodôvar/Casa do Benfica de Almodôvar. Venceu, como já foi referido, com um tempo de 1h57m04s, seguido de Carlos Brito da PR Spinning e José Miguel Afonso do Clube Ciclista Padronés – Aluminios Curtizo.

João Letras repetiu este gesto três vezes neste GP - Foto: Tiago Martins

Ricardo Gouveia do C.S. Marítimo/Bar Barreirinha Café cortou a meta em 10º lugar, com o mesmo tempo do vencedor e com isso sagrou-se vencedor absoluto deste V GP Liberty Seguros. Uma vitória justíssima em função da forma como conquistou a liderança na difícil subida da Lagoa do Fogo, como a soube manter na etapa 3 perante os diversos ataques de que foi alvo, e ainda durante as difíceis condições climatéricas desta etapa 4. Venceu ainda o sempre aliciante Prémio de Montanha, um terreno que não é para todos. Parabéns ao Ricardo e ao C.S. Marítimo/Bar Barreirinha Café da ilha da Madeira.

João Letras foi igualmente um justíssimo vencedor na classificação por pontos, pois venceu 3 das 4 etapas disputadas. Duas delas foram conquistadas na linha de meta, em sprint puro (Nordeste e Lagoa), e outra foi conseguida depois de uma fuga que o levou a cortar a meta isolado (Vila Franca).

O Prémio da Juventude ficou nas mãos de Tiago Furna da Efapel Santa Clara, a que se somou um muito honroso 2º lugar à geral, e o ter sido o açoriano melhor classificado pelo 2º ano consecutivo na Volta à Ilha.
Em termos coletivos, o dia de hoje não trouxe alterações nos lugares cimeiros. A equipa continental da Peçamodôvar/Casa do Benfica de Almodôvar venceu, seguido das equipas açorianas da Efapel Santa Clara e PR Spinning.

Onda azul Liberty é uma constante - Foto: Tiago Martins


Finalmente, em Cadetes e Juniores, a vitória na etapa foi para Pedro Machado do CD Metralhas. No somatório das 3 etapas disputadas pelos Cadetes, o vencedor foi Filipe Lopes, também do CD Metralhas. Em Juniores, venceu João Viveiros da Bike Mais.

RESULTADOS TOTAIS ETAPA 4

2 comentários:

Bruno Oliveira disse...

os meus parabéns a todos que estiveram na organização! foi uma grande prova, e muito bem organizada!

BIKE MAIS disse...

Obrigado Bruno ;)

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | SharePoint Demo